quarta-feira, 12 de abril de 2017

Foco na alimentação



Resultado de imagem para foco na alimentação






FOCO NA ALIMENTAÇÃO
Conheça os alimentos – e os hábitos – que ajudam a aumentar a concentração e o bem-estar!

TANTO OS ALIMENTOS QUANTO O SEU COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO A ELES INFLUENCIA NO ESTADO MEDITATIVO, VOCÊ SABIA?
Um motivo é o fato da comida se relacionar com a nutrição – ou não – do corpo. Por isso que, quanto mais natural, melhor! “Uma alimentação saudável é essencial para que haja melhora na comunicação entre os neurônios, concentração, foco e adequada secreção de hormônios para a saúde mental”, completa a nutricionista Christiane Bergamasco. Outro assunto a destacar é a forma como preparamos e comemos o alimento, já que a pressa e a desvalorização também afetam a mente e nos priva de prazer de saborear. Confira, a seguir, que cuidar da alimentação, também é uma forma de atentar-se ao presente!

·        Maracujá
É rico em fibras e substâncias antioxidantes, além de propriedades calmantes. “O maracujá oferece grandes quantidades de fibras solúveis em sua casca, flavonoide, carotenoide, minerais e vitaminas A e C”, salienta a nutricionista Cassiana Domingues.
·        Banana
“As frutas, em geral, são ricas em antioxidantes, mas o destaque é para a banana que é rica em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que garante sensação de bem-estar”, conta a nutricionista Gabriela Fregolente. Ela também é rica em carboidratos, potássio, ferro, fibras e vitaminas B e C.
·        Maçã
Sua casca é fonte de fibras, principalmente da chamada pectina, que auxilia na excreção de ácidos biliares, reduzindo o colesterol ruim. Também tem ação antiácida, capaz de eliminar líquidos em excesso no corpo e que causam inchaço.
·        Frutas Vermelhas
Em geral, são ricas em antocianinas, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que combatem o envelhecimento precoce e, em decorrência disso, evitam doenças. As frutas ainda possuem ácido elágico, que previnem alterações celulares que levam ao câncer. O consumo regular ainda protege os olhos, os neurônios e o sistema circulatório. Fazem parte desse grupo o morango e a goji berry, por exemplo.
·        Azeite
Praticamente todo o azeite (99%) é composto por triglicerídeos, elementos constituídos por uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos graxos, gorduras benéficas ao corpo. No grupo dos ácidos graxos, se enquadram os ômega 3, 6 e 9. O primeiro deles, por sinal, é o que está mais presente no azeite. “Por ser uma gordura de boa qualidade, irá auxiliar na formação de células nervosas saudáveis, além de desempenhar importante atividade antioxidante, o que irá prevenir a degeneração dessas células no cérebro, contribuindo então para a manutenção do sistema nervoso saudável”, explica a nutricionista Suzana Machado.
·        Laranja
A vitamina C é apenas um detalhe do que a fruta pode oferecer. Quando consumida com bagaço, ela é rica em fibras, substâncias que auxiliam na saúde do trato digestivo e no controle da glicemia e do colesterol. Também possui cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno e algumas vitaminas do complexo B. “Esses nutrientes estão relacionados com uma boa saúde óssea, auxiliam na contração e relaxamento muscular e agem como antioxidante, prevenindo danos nas células do organismo”, destaca a nutricionista Barbara Rescalli Sanches.
·        Couve
Ela é famosa nas dietas e não é para menos: é excelente fonte de sustâncias que contribuem para eliminar as toxinas do corpo, ajuda na digestão, protege as mucosas do estômago e auxilia no tratamento de úlceras e gastrites. Ainda possui alta concentração de cálcio, ferro e vitamina C.
·        Alface
A folha já é conhecida das saladas, mas pouco se sabe sobre o seu efeito calmante. Isso se deve ao elemento chamado lactucina, presente em grande quantidade no talo. Também possui magnésio em boas quantidades, que ajuda a relaxar a musculatura e ameniza os efeitos do estresse. “A alface é considerada calmante e sedativa, pois seu talo contém um látex rico em lactucina, um anestésico e sonífero”, detalha a nutricionista Luana Vasconcelos.
·        Oleaginosas
Nozes, sementes, amêndoas e castanhas são exemplos de representantes desse grupo. Elas são fontes de gordura boa, essenciais para o organismo. Ainda são ideais para frear o desenvolvimento do diabetes tipo 2, pois possui baixo índice glicêmico, alto teor de fibras e magnésio.
·        Cereais Integrais
Arroz integral, aveia, centeio, trigo, milho, quinoa e amaranto são alimentos que contêm boa fonte de carboidrato. Os grãos possuem farelo, endosperma e gérmen: o primeiro corresponde à casca; o segundo é o que preenche o grão, já o último é a parte que contém mais nutrientes, pois é a região em que nasce a planta. Por isso, para que esses elementos não sejam perdidos, é importante que sejam incluídas no cardápio versões integrais em vez de refinadas (que trazem apenas o endosperma e excluem o restante). Esses alimentos fornecem grande quantidade de fibras e, por serem fonte de carboidrato, são responsáveis por dar mais energia ao organismo. Ainda contêm vitaminas do complexo B e ômega 3, para dar uma dose extra de disposição. O consumo ideal é de, ao menos, 48g de cereais integrais por dia, uma vez que, em excesso, eles se transformam em gordura.
·        Leguminosas
Fazem parte desse grupo grãos e vagens como lentilha, grão-de-bico, ervilha e soja. Para os vegetarianos são um prato cheio de proteínas, sendo também ricas em ferro, magnésio e vitaminas do complexo B. também auxiliam no ganho de massa magra.

Ervas Calmantes!
Camomila (Chamomilla recutita): a flor atua contra a ansiedade e reduz o desejo por doces e carboidratos (vilões da saúde, quando consumidos em excesso). Contribui para o bem-estar, pois favorece a digestão e reduz a formação de gases, além de combater azia e gastrite. Quem tem pressão baixa, deve consumir com moderação.
Melissa (Melissa officinalis): por ser um poderoso calmante, combate insônia, tensões nervosas e ansiedade. Contribui na dieta por controlar o apetite. Auxilia no tratamento da enxaqueca e em febres e resfriados. É contraindicada na gravidez ou em casos de baixa atividade da tireoide e glaucoma.


Escolhas conscientes?
É comum que o praticante de meditação, com a prática regular, comece a questionar questões alimentares, tanto em relação ao consumo de carnes quanto de alimentos produzidos em monoculturas e que afetam o meio ambiente. Isso porque, ao meditar, você busca conexão com o momento presente, questionando o que antes não o incomodava. “Ser mindful (praticante de meditação) é ser consciente do que está à nossa volta”, comenta neurologista Martin Portner.




Um comentário:

  1. alimentação influencia demais em varias areas da nossa vida, inclusive na area mental, adorei esse post cheio de informação!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir